Saiba mais sobre conjutivite


Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. É a doença ocular mais comum no mundo. Caracteriza-se por uma aparência rósea por causa das hemorragias dos vasos sanguinios subconjutivais.


Principais Manifestações Clínicas


olhos vermelhos;

Sensação de corpo estranho;

Arranhadura ou queimação;

prurido e fotofobia;

secreção (o tipo depende da causa);

lacrimejamento;

pálpebras inchadas e sensação de corpo estranho nos olhos.

Devemos lembrar que o diagnóstico baseia-se nas características distintas dos sinais oculares, apresentando nas formas aguda ou crônica e identificação de quaisquer eventos precipitantes. Resultados positivos das preparações de esfregaço do swab e das culturas confirmam o diagnóstico.


Tipos de conjutivite

É classificada de acordo com a sua etiologia. As principais causas são:

Infecção microbiana; alérgia e estímulos tóxicos irritativos. Um amplo espectro de micróbios exógenos pode provocar a conjutivite, inclusive bactérias por exmplo a Chlamydia.


Por ser uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas.

TRATAMENTO

Cuidados Domiciliares


Durante 15 dias você deverá tomar alguns cuidados como: Não coçar os olhos; Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão;

Lavar inclusive debaixo das unhas, utilizando uma escovinha.

Molhar as mãos com álcool para desinfetar; A toalha e a fronha devem ser trocadas todos os dias;

A toalha de mão usada pela pessoa com conjuntivite não pode ser usada por outras pessoas;

Não interrompa por conta própria o uso do medicamento prescrito, mesmo apresentando melhora nos primeiros dias;

Não cumprimente ninguém com as mãos ou dê beijos; Para limpar os olhos utilize água filtrada, fervida e morna;

Evite ir à praia, ficar exposto ao sol, ficar na piscina, dar mergulho no mar e até mesmo banhos de banheira; Reforce a alimentação com sucos ricos em vitamina C, como por exemplo: laranja, limão, acerola etc.

Evitar tocar os olhos;

Retirar a secreção ocular dos olhos, usando material descartável como gaze ou algodão, podemos utilizar a água boricada para limpeza ocular.

Geralmente as infecções se disseminam por contaminação de unhas, toalhas, ou qualquer material que tenha tocado os olhos infectados

Use compressas de água morna para reduzir o desconforto ocular;


Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.

O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.