SAIBA UM POUCO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS-Manobra de Heimlich



A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traquéia da vítima.


Quando deve ser usada?

Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.


Se as funções respiratórias não forem restabelecidas dentro de 3 a 4 minutos, as actividades cerebrais cessarão totalmente, podendo levar à morte da vítima. O oxigénio é vital para o cérebro!


No mês de março de 2011 em Pernambuco ocorreu um fato real com um garoto de apenas 14 anos. Ele foi buscar o irmãozinho na escola e no caminho ao comer caja se engasgou com o carroso. O garoto foi parar na UTI, pouco tempo depois foi constatado morte cérebral. Os órgãos do rapaz foram doados. Imaginemos que se nas escolas, na comunidade, nos meios de comunicação fosem abordados essa simples manobra quantas vidas poderiam ser salvas. Pense nisso!!!


Atenção:
A MANOBRA NÃO DEVE SER FEITA EM MULHERES GRÁVIDAS OU EM PESSOAS MUITO OBESAS!



Em gestantes e pessoas muito obesas a manobra
recomendada é das compressões torácicas.

Nesta manobra o que muda é o local e a forma dos movimentos. São compressões (não mais em JOTA) realizadas 2 dedos acima do apêndice xifóide (no mesmo local onde é feita a massagem cardíaca externa). São feitas 5 compressões rápidas com a pessoa em pé ou deitada *se a pessoa estiver deitada, abrir as vias aéreas antes de fazer a manobra.





Baixe Arquivo Aqui